EVENTO DO SINDICATO PROMOVE VALORIZAÇÃO DO SETOR

Uma noite de valorização do setor da pedra! Assim pode ser definida a reunião solene realizada no último dia 13, na sede do Sindgnaisses, Sindicato das Industrias e Extratores de Pedras Gnaisses do Noroeste do estado do Rio de Janeiro.

Na pauta do encontro estavam o lançamento da Cartilha do Minerador, lançamento do Catálogo de Rochas Ornamentais e de Revestimento do Estado do Rio de Janeiro e a assinatura do convênio FAETEC/SINDGNAISSES para a cessão de uso de máquinas e equipamentos para a Pedreira Escola.

Começando a reunião foi feita a composição da mesa principal com as autoridades presentes.

Em seguida, a diretora do DRM-RJ, Doutora Débora Toci, fez juntamente com sua equipe, a apresentação da Cartilha do Minerador, com informações atualizadas e importantes para a realização de uma mineração sustentável.

Logo após, doutora Dulce Ângela Procópio de Carvalho,Subsecretária Estadual de Desenvolvimento Econômico fez lançamento do Catálogo de Rochas Ornamentais e de Revestimento do Estado do Rio de Janeiro.

Com modelos de 12 tipos de rochas extraídas e beneficiadas, principalmente na região, esse catálogo busca atrair novos investidores demonstrando o potencial mineral do Noroeste Fluminense.

Em um momento tão aguardado, por todos os empresários, o Doutor Igor Viana, representando o senhor Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e o Presidente da Faetec, assinou, juntamente com o presidente do Sindicato, Marquinhos Pinheiro, convênio FAETEC/SINDGNAISSES para o termo de permissão de uso de máquinas e equipamentos para a Pedreira Escola.

Essa parceria permitirá que os equipamentos sejam utilizados para treinamento e qualificação dos trabalhadores das pedreiras do Noroeste Fluminense, bem como para formação de novos profissionais.

O doutor Helton Yomura - Superintendente do Ministério do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, também fez uso da palavra no evento, ressaltando a capacidade de diálogo entre sindicato, empresários e o Ministério do Trabalho, algo inédito nessa relação.

Na sequência da reunião, as empresas Comercial Santa Idália, de Itaperuna e Areal Soledade, de Laje do Muriaé, foram recebidas como novas associadas do Sindgnaisses.

Finalizando o evento, como ponto alto da reunião, foi prestada uma homenagem ao prefeito Municipal de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal de Oliveira, que recebeu das mãos do presidente do sindicato, o certificado de Sócio Benemérito do Sindgnaisses.

Em suas palavras, o Prefeito Josias Quintal de Oliveira destacou o importante trabalho desempenhado pelo Sindicato, além de parabenizar o Presidente Marco Antônio pela administração dinâmica à frente do Sindicato.

Texto: Ascom Sindgnaisses

Fotos: Marcius Mendes e Ascom Prefeitura de Pádua