PRESIDENTE DO SINDGNAISSES PARTICIPA DE EVENTO NO RJ

O presidente do Sindgnaisses, Sindicato das Indústrias e Extratores de Pedras Gnaisses do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Marco Antônio Pinheiro, participou no último dia 26 de julho, do Workshop - Associativismo e Relacionamento. Evento que faz parte do Programa Desenvolvimento Sindical, aconteceu na sede Tijuca do Senai.

Um dos assuntos discutidos no encontro foi o fim da contribuição sindical obrigatória, aprovado com a reforma trabalhista, impactará os sindicatos de todo o Brasil.

Um dos palestrantes, Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), disse na abertura do evento que é necessário que os líderes sindicais tenham uma nova mentalidade. Cada vez mais, os sindicatos devem oferecer serviços que gerem interesse e tragam valor aos associados. Isso permitirá com consigam operar independentemente da contribuição sindical compulsória.

Além de Marco Antônio Souza, do presidente do Sindgnaisses, também debateram o tema os presidentes Cláudio Tangari, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal) e Fernando Aguiar, do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos dos Goytacazes.