SINDGNAISSES APRESENTA NO SEBRAE CRESCIMENTO DO SETOR

 

Um grupo de empresários do setor de pedras da região noroeste, liderados pelo Sindgnaisses (Sindicato das Indústrias e Extratores de Pedras Gnaisses do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro), esteve no último dia 19, na sede do Sebrae RJ, no centro do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato, Marquinhos Pinheiro pode apresentar todo o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais na região e a importância das parcerias com órgãos reguladores e de fiscalização.

O diretor de Desenvolvimento do Sebrae RJ, Doutor Evandro Peçanha, abriu a reunião técnica destacando a felicidade do Sebrae, em contribuir para o desenvolvimento da região através do segmento da pedra.

- Estamos acompanhando há algum tempo o crescimento, desenvolvimento e modernização do setor. O SindGnaisses tem sido um importante parceiro nesse desenvolvimento, proporcionando ganhos expressivos para a região, enfatizou doutor Evandro.

Foram apresentados pelo Sindgnaisses, os resultados obtidos com a organização do APL (Arranjos Produtivos Locais) de Rochas, como a formalização do termo de ajustamento de conduta (TAC), através do Ministério Público Federal, DNPM, Inea e DRM dando sustentabilidade, fortalecimento e organização ao setor, mantendo os 6 mil empregos gerados na região.

Durante encontro o presidente, Marquinhos Pinheiro, apresentou os resultados positivos no âmbito ambiental, de segurança e saúde no trabalho, tecnologia e inovação, marketing e mercado, com a criação da primeira - IG, Indicação Geográfica Mineral do Brasil reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento.

Com esse saldo positivo, o setor pode ter acesso a grandes obras como o Porto Maravilha, Maracanã, estações da BRT e Linhas do trem VLT. Aquisição de máquinas e desenvolvimento de inovação e tecnologia.

- Viemos aqui, de forma muito carinhosa, apresentar e agradecer o apoio que o Sebrae sempre nos deu, destacou Marquinho Pinheiro.

Participaram da reunião de prestação de contas os seguintes órgãos: Sebrae RJ, Sedeis - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, DRM RJ, Inea RJ, DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral, FIRJAN e CREA.

Ainda sobre o desenvolvimento do setor, foi reservado um espaço na apresentação para que o Geólogo Claudio Ramalho pudesse falar sobre o sucesso do projeto de boas práticas das pedreiras, mudando a técnica de extração tradicional, passando a utilização da máquina de Fio Diamantado, dando mais segurança e redução de perdas e contribuindo muito com a qualidade final do produto.

Mais cedo, antes da reunião no Sebrae, este mesmo grupo de empresários estiveram na representação do DNPM no Rio de Janeiro, para discutir a liberação de Licenciamentos Ambientais, que ainda estão pendentes e que são necessários para legalização das empresas. No mesmo horário o Presidente Marquinho Pinheiro esteve reunido com empresários do setorial da Construção Civil do Estado na sede da Firjan RJ.